MTTR e MTBF — Você conhece estes dois indicadores essenciais para o PCM

MTTR e MTBF — Você conhece estes dois indicadores essenciais para o PCM?

Você já até ouviu falar, mas ainda tem dúvidas sobre os indicadores MTBF e MTTR, ou não sabe como gerenciá-los na sua manutenção? Se sua resposta for sim, para qualquer uma dessas perguntas, este material foi feito para você!

No mundo da manutenção existem vários tipos de indicadores, que servem para medir o trabalho e a evolução do setor de manutenção. Sem eles, a tomada de decisões, sobre em qual máquina investir esforços, seria muito comprometida. No geral, todos os indicadores existentes, já são há muito tempo utilizados mundo a fora. Grande parte desse indicadores surgiram na Inglaterra, EUA e França. Por esse motivo a sigla apresenta a versão em inglês e a versão traduzida, que são igualmente aceitas e compreendidas na área de manutenção.

MTBF (Mean Time Between Failures)

O MTBF já começa a ser controlado desde a colocação da máquina em funcionamento. Será necessário, então, fazer um somatório de todo o tempo que a máquina ficou em operação e subtrair com o tempo de máquina parada. Esse resultado dividimos pelo número de falhas no mesmo período, que pode ser mensal, semanal, anual, conforme o desejo da empresa. É sempre utilizado apenas para itens da manutenção, que podem ser reparados, e não se aplica a itens descartáveis. É a média aritmética do tempo existente entre o momento de uma falha (quebra) e o início de outra (próxima falha). Consideramos apenas o tempo de funcionamento da máquina; tempo de operação.

Note que esse “tempo” obrigatoriamente deve ser medido em unidades de tempo, diretamente. Pode ser medido indiretamente, o que às vezes é mais conveniente ao usuário. Por exemplo: medir o MTBF em toneladas produzidas, quilometragem rodadas, em número de pousos (aviões).

Observação: A sigla MTBF, que nos países de língua francesa significa Média dos Tempos de Bom Funcionamento (Moyenne des Temps de Bon Fonctionnement), é empregada com o mesmo significado.

MTTR (Mean Time To Repair)

Esse índice aponta a média de tempo que a equipe de manutenção leva para repor a máquina, para que fique em condições de operar, desde a falha até o reparo ser dado como concluído, e a máquina estar em condições para operar. Em alguns locais, marca-se apenas o tempo trabalhado da manutenção, onde o tempo de busca de ferramentas, tempo de busca de materiais e sobressalentes, tempo de localização de um profissional capacitado e demais tempos não trabalhados não são computados, pois nesses locais estes tempos pertencem ao TMRF (Tempo de Restauração de Função).

Observação: MTTR que signica, nos países de língua francesa, Média dos Tempos Técnicos de Reparo (Moyenne de Temps Techiniques de Reparation) tem o mesmo significado que o nosso TMPR.

Para saber mais sobre MTTR e MTBF baixe o E-book Gratuito em http://downloads.centralsigma.com.br/ebook-indicadores-mttr-e-mtbf e veja:

– História dos Indicadores
– Definição: Indicadores x Índices
– Fórmulas e Exemplos de Cálculo
– Aplicações
– Como melhorar estes indicadores?
– Análise de causas de demora em reparos

Veja ainda 1 vídeo-aula sobre a extração de indicadores MTTR e MTBF com base no SIGMA — Sistema Gerencial de Manutenção:

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *